Portuguesa Santista lança marca própria para fidelizar torcedor e alavancar receitas
A Portuguesa Santista optou por seguir uma tendência de mercado em 2017, no que diz respeito à confecção de uniformes e produtos oficiais do clube. Assim como o Athletic Bilbao, da Espanha, e outros clubes do Brasil, como Paysandu, Juventude, Fortaleza e Joinville, a rubro-verde criou uma marca própria. Batizada de Briosa, ela estampará todos os produtos da linha oficial da Portuguesa.
“Optamos por desenvolver a marca própria porque é uma tendência mundial. É o que acontece nos Estados Unidos e Europa, por exemplo, onde times de todos os esportes têm seus produtos oficiais dentro de um guarda-chuva da marca do time. No Brasil, isso está se tornando realidade. É padrão em alguns clubes grandes, e os menores estão seguindo essa tendência”, explicou Lupércio Conde Júnior, diretor de relações públicas do clube.
Segundo Lupércio, a diretoria está empenhada em fidelizar o torcedor da Portuguesa e alavancar as receitas do clube, e a adoção da marca própria é uma das várias ações que vêm sendo desenvolvidas neste sentido.
“Queremos fidelizar o torcedor, o associado e o pessoal de Santos que gosta da Portuguesa e a tem como segundo time. Além disso, queremos aumentar o faturamento do clube, que agora vive uma nova etapa no futebol profissional e na sede social. Isso tem exigido um gasto substancial. Por isso, temos que criar caminhos para conseguirmos ter um retorno. E um dos caminhos é o da marca própria. Começamos a desenvolver produtos interessantes, simpáticos, jovens, atuais e com bom design e qualidade. A ideia é fazer o torcedor ter orgulho de usar os produtos da nossa Briosa, que agora tem uma marca que envolve todos os produtos da Portuguesa Santista, como bonés, camisas polo, jaquetas e as três camisas de jogo para a temporada”, explicou.
Dentre as camisas, está a que foi confeccionada em homenagem ao centenário da Briosa, que vai ser comemorado em 20 de novembro deste ano.
Valores dos produtos
Torcedores têm questionado os valores dos produtos oficiais do clube, justificando que eles tornam difícil a aquisição por parte da torcida. Sobre isso, Lupércio Conde Júnior esclareceu que os valores são baseados em números aplicados pelo varejo, o que faz sentido, uma vez que os preços são compatíveis com os encontrados em lojas como a do Paysandu, que também tem produtos de marca própria. O diretor também pontuou que o design e qualidade das camisas e acessórios, e também o processo de produção a que são submetidos, impactam no valor, que, apesar disso, segue a média do mercado.
“Não dá pra fazer um produto que agregue design, qualidade e que não utilize de processos e práticas desonestas como trabalho escravo e superfaturamento, chegarem ao consumidor com o valor muito baixo. Definimos por não colocarmos nem 100% no retorno, mas os produtos também não podem ser muito baratos, pois precisamos fazer receita. O produto é adequado a uma realidade média – nem caro, nem barato. Está na média do mercado”, detalhou.
O diretor, no entanto, disse que os valores podem ser revistos, caso haja necessidade. “Nossa intenção é fazer a maior parte das pessoas usarem os produtos da Briosa e por isso sabemos que não dá pra praticar valores muito altos”, finalizou.
Quem quiser adquirir os produtos oficiais da Portuguesa Santista, pode comprá-los diretamente no clube ou pedir pela fanpage oficial da Briosa no facebook.