Sobre o Clube

A Associação Atlética Portuguesa, mais conhecida como Portuguesa Santista, é um clube brasileiro de futebol da cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo.

Fundada em 20 de novembro de 1917, a Portuguesa Santista recebe de sua torcida os nomes carinhosos de briosa ou lusinha.

A Portuguesa Santista já foi campeã paulista da segunda divisão em 1964, tendo participado por cinco vezes na terceira divisão do Campeonato Brasileiro e uma vez na Copa do Brasil, em 2004.

A Portuguesa é a detentora da "Fita Azul" desde 1959 - título criado para homenagear as equipes que faziam excursões ao exterior com sucesso. Essa honra já foi do Vasco da Gama, da Portuguesa de Desportos e do Santos Futebol Clube.

O seu Estádio, Ulrico Mursa, foi o primeiro da América Latina a ter cobertura de concreto. Inaugurado em 5 de dezembro de 1920, o estádio recebeu o nome do engenheiro Ulrico Mursa,  um dos mais fanáticos entusiastas do clube e  diretor da extinta Companhia Docas de Santos.

A Portuguesa Santista foi a primeira equipe da cidade de Santos a revelar um jogador que serviu à Seleção Brasileira de Futebol, para a Copa do Mundo de 1938, na França. O atleta foi Elba de Pádua Lima, mais conhecido como Tim,  atacante da Briosa, que desde 1936 jogava pelo Fluminense .

A Portuguesa Santista é uma das equipes fundadoras da Federação Paulista de Futebol, em 1941, juntamente com Palestra Itália (atual Sociedade Esportiva Palmeiras), Corinthians, São Paulo Futebol Clube, Santos Futebol Clube, Portuguesa de Desportos, Espanha (atual Jabaquara Atlético Clube), Ypiranga  e SPR (atual Nacional Atlético Clube).
 

Os jogos mais famosos disputados pela Portuguesa Santista foram contra o Santos Futebol Clube, batizado de "clássico das praias", entre as décadas de 1950 e 1960. Há também grande agitação em sua torcida quando há jogos contra a Portuguesa de Desportos e Jabaquara.

A melhor posição que a Portuguesa Santista conseguiu foi no Campeonato Paulista sendo a terceira colocada, nos Campeonatos de 1936, 1937, 1938 e 2003.

Atualmente a Portuguesa Santista disputa a segunda divisão do campeonato paulista de futebol profissional. O campeonato é disputado por mais de quarenta equipes, mas a Portuguesa Santista já está sendo apontada como uma das principais candidatas ao acesso e potencial de crescimento no Estado nos próximos anos.